serviço de catering

O que é catering? Saiba tudo

Você já foi a um casamento, chá de panela, festa de confraternização da empresa ou reunião para arrecadação de fundos? Ou algum evento onde algum tipo de alimento foi servido aos participantes?

É muito provável que o evento em que você participou teve um serviço de catering.

No entanto, você saberia dizer agora quais são, de fato, as responsabilidades de uma empresa de catering em eventos? Se a resposta é “não”, nós iremos te contar.

As responsabilidades podem variar de acordo com o tipo de evento até quantas pessoas estão planejadas para comparecer a ele.

Na maioria das vezes, incluem a configuração de decorações, mesas, cadeiras e porções, por exemplo.

Além disso, eles podem incluir música e iluminação, bem como outras coisas não relacionadas a alimentos.

Mas, apesar de parecerem simples, as responsabilidades de uma empresa de catering são bem mais complexas.

Afinal, o que é o catering?

Em resumo, catering é uma atividade de prestação de serviços para alimentação em eventos.

As empresas que prestam este serviço costumam preparar a comida nas suas instalações e entregá-la ao evento quando necessário.

Podem também fornecer bebidas, louças, talheres, copos, decorações e pessoal de serviço.

Tipos de Catering

Sendo assim, o catering para eventos pode ser agrupado nos seguintes itens:

1. Catering de delivery

Esse tipo de serviço para eventos geralmente vem na forma de food truck, food cart ou serviço de entrega.

Essa opção geralmente é menos cara e menos envolvente. O processo, mais ou menos dependendo das necessidades do cliente, envolve concordar com um menu predeterminado e providenciar a entrega da comida.

Na maioria das vezes, é necessária uma equipe mínima, reduzindo também os custos.

2. Fornecedor para Hotéis/Restaurantes

A função deste tipo de serviço de catering é servir de intermediário entre o pessoal da cozinha e o cliente no planeamento de um evento interno.

Suas responsabilidades incluem:

  • Design e preparação do menu
  • Configuração da mesa
  • Organização do banquete
  • Entrega de decorações
  • Providenciar a equipe conforme necessário

3. Catering privado com serviço completo

Todas as empresas de catering para eventos privados são empresas de propriedade e operação independentes.

Os fornecedores privados são frequentemente contratados para aniversários de empresas ou pessoas, festas de aniversário, recepções de casamento, eventos de férias, Bar Mitzváh, bem como muitos outros eventos.

O tipo de serviço de catering é frequentemente responsável por todos os aspectos do planejamento do evento.

Isso geralmente inclui:

  • Design e preparação do menu
  • Criação e apresentação da culinária
  • Aluguel de pratos e talheres
  • Organização de equipe adequada para pré-evento, evento e limpeza.

O que uma empresa de catering faz?

Desde a reunião inicial cliente/fornecedor até o grande dia, o serviço de catering envolve muito planejamento, preparação, trabalho em equipe, criatividade e flexibilidade.

Uma equipe de catering trabalha em estreita colaboração com seu cliente para criar um menu de aperitivos personalizado, menu de bar, menu de jantar e, possivelmente, menus de sobremesa, café e lanches noturnos também.

Isso inclui discutir a equipe, o agendamento, a apresentação, as expectativas contratuais do casal de noivos e dos fornecedores, e a limpeza pós-evento.

Inclusive, uma empresa de catering também pode ajudar o cliente a fazer reserva de local, bem como itens para um evento.

Isso inclui, mas não está limitado a: toalhas de mesa, mesas para coquetéis, cadeiras, louças, copos de bar, aquecedores de ambiente, geradores e assim por diante.

Por último, assim que todos os detalhes forem acertados, a empresa de catering redigirá um contrato para revisão.

buffet
No serviço de buffet, o cliente pode consumir tudo o que estiver exposto nas mesas, bem como repetir se assim desejar.

Quais as vantagens do catering?

Uma boa empresa de catering será transparente com os custos e explicará aos clientes porque eles tomaram as decisões que tomaram. Por exemplo: contratar x servidores ou escolher um vinho ao invés de outro.

Antes da chegada dos convidados, o supervisor e a equipe de catering trabalharão arduamente para arrumar as mesas, cadeiras, bar e começar a preparar a comida.

Assim que o evento estiver em andamento, o supervisor de equipe trabalhará em conjunto com os outros fornecedores do evento para não fugir do cronograma previamente estabelecido.

Outras responsabilidades incluem limpar a louça suja ou descartada, limpar vidros quebrados e atender educadamente às necessidades de todos os convidados.

Além disso, após o evento, a empresa de catering será, na maioria das vezes, a responsável pelo descarte do lixo, organização do espaço alugado bem como a manutenção do local do evento.

Dessa forma, para aqueles que pensam em contratar uma empresa de catering, significa que aproveitarão o evento, enquanto pessoas competentes cuidarão de todos detalhes e burocracias.

Já para aqueles que pretendem seguir nessa área, sem dúvidas é um verdadeiro desafio a ser enfrentado a cada evento contratado.

equipe de catering
Uma das principais vantagens do serviço de catering é ter uma equipe para organizar tudo. Desta forma, você tem mais tranquilidade em relação ao evento.

O que uma boa empresa de catering deve ter?

Catering requer uma forte ética de trabalho, bem como paciência, excelentes habilidades de comunicação, habilidades de supervisão e observação aos detalhes.

Excelentes habilidades organizacionais e responsabilidade fiscal também devem fazer parte do dia a dia dos fornecedores desse tipo serviço.

Além disso, garantirão que os requisitos legais sejam cumpridos por todos os fornecedores.

Isso deverá incluir uma licença de saúde, seguro de responsabilidade civil e as licenças de negócios apropriadas e exigidas pelo estado ou cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.